Artigos
 VER TODOS OS ARTIGOS 

Momento DiVino "Vinho e saúde em debate" 23/02/18 - A Tribuna Jornal - Santos
MOMENTO DIVINO 23-02-2018

Santé! Se o vinho traz benesses à saúde a comunidade científica não é unânime, e o tema é polêmico.


O paradoxo francês, por exemplo, há mais de 30 anos, destaca a contradição de que, apesar dos franceses terem uma dieta rica em gorduras saturadas, apresentam baixos índices de doenças cardiovasculares. A boa saúde é atribuída a sempre acompanharem a refeição com uma taça de vinho.


Acredita-se que são valiosos os resultados dessa combinação, como por exemplo a baixa incidência de doenças cardiovasculares, uma vez que o álcool dos vinhos previne o entupimento das artérias coronarianas, evitando infarto do miocárdio. Confia-se ainda que consumido moderadamente, o vinho diminui os níveis de LDL (colesterol ruim) e aumenta o HDL (bom), e até contribui na prevenção do câncer. Existem pesquisas no Novo e Velho Mundo, que indicam o vinho como coadjuvante na prevenção do Mal de Alzheimer, onde os polifenóis atuam evitando o envelhecimento das células cerebrais. Ainda neste sentido, agindo no cérebro, o vinho pode evitar o surgimento da depressão, mal desse século.


Continuando, ele é aliado na prevenção de doenças pulmonares, doenças do aparelho digestivo e do aparelho urinário. Reduz riscos de diabetes tipo 2 e auxilia no tratamento de anemia, já que o álcool permite maior absorção de ferro pelo organismo - um copo de vinho contém 0,5mg de ferro.


E mais, reduz riscos de osteoporose e de degeneração macular, que ocasiona cegueira em idosos.


Bem, há séculos a relação vinho e saúde coexiste. Não é à toa a longevidade dos monges, que em seus mosteiros já elaboravam a bebida. E não muito distante, Louis Pasteur, em 1865, revolucionou a ciência, comprovando que o vinho é uma bebida sã e a mais higiênica. À propósito, o vinho foi adicionado à água, em Hamburgo, na Alemanha, para sua esterilização durante a epidemia de cólera em 1892. Mais interessante ainda é saber que o vinho pode ser um estimulante sexual, como aumenta o fluxo sanguíneo eleva o desejo feminino e ajuda na disfunção erétil do homem! Incrível, não é mesmo!


Fato é que dentre todas as bebidas alcoólicas, o vinho é a que mais pode beneficiar o homem por causa de seus polifenóis, que são componentes antioxidantes, produzidos em abundância na videira, tendo sua concentração nas cascas e sementes da uva, contribuindo com a evolução de sabor, cor e aroma dos vinhos.


Os polifenóis das uvas mais estudados são o resveratrol, os flavonoides, os taninos e as catecinas ou procianidinas, entre os mais de mil encontrados. A concentração de polifenóis nos vinhos tintos é cinco a dez vezes maior que nos vinhos brancos. Isso porque a uva tinta além de ter maior riqueza polifenólica, a sua extração na vinificação é muito maior. Os tintos passam por maceração com as uvas inteiras, já nos brancos a maceração com as cascas é por tempo determinado ou inexistente, exceção dos vinhos laranja, tema desta coluna em 25.03.2016. (acesse no site www.enoamigos.com.br).


Algumas pesquisas apontam a uva Tannat, seguida da Cabernet Sauvignon como as maiores detentoras dos polifenóis benéficos à saúde. Outros cientistas sustentam que o tempo de vinificação e consequente extração das uvas, quais forem, é que resulta em maior proporção desses antioxidantes.


Enfim, os benefícios do consumo de vinho à saúde são infindáveis, entretanto há uma linha tênue entre o uso e o abuso. Dependência de álcool, cirrose hepática, depressão, obesidade, risco de morte e etc., são algumas das prováveis consequências. Atente: equilíbrio é o caminho!


É recomendado às mulheres uma taça de vinho diariamente, e aos homens duas, por sua maior tolerância ao álcool, sempre às refeições, obviamente estou falando de pessoas em condições satisfatórias, sem patologias.


Destaco, finalmente, que na busca de mais e melhor saúde o vinho indicado é o seco. Vinhos meio secos e doces aumentam a taxa de açúcar e gordura no sangue.


Não se iluda, quer vida longa? Seja responsável e beba com moderação. Até a próxima taça!


momentodivino@atribuna.com.br


 
► Baixe o Artigo em PDF


 



 
  Início
Vídeo
Download
Fale Conosco
Cadastro
  Institucional
Cursos
Degustações
Enoturismo
Enopoemas
Dicas
  Cláudia Elaine Garcia de Oliveira
Artigos
Enonews
Momento Divino
Fotos "Social do Vinho"
Saiu na Mídia
 
 
.:: • © Copyright 2007 - 2018, ENOAMIGOS ® • Santos • São Paulo • claudia@enoamigos.com.br • http://www.enoamigos.com.br .::
.:: • PORTALWEB 5.0 ® • WCMS Web Content Management Systems • Development for Santos Digital ™ Global Strategy