ENOAMIGOS

Cursos e Consultoria em Vinhos

claudia@enoamigos.com.br

• Santos • São Paulo

Artigos
Momento DiVino "Tintos para lá de interessantes" 11/12/2023 - A Tribuna Jornal - Santos
MOMENTO DIVINO 11-12-2023

Santé! Tenho degustado muitos vinhos tintos arrojados que me chamam atenção, e recentemente provei dois rótulos excepcionais. São vinhos marcantes, detentores de aromas e sabores ricos e ao mesmo tempo delicados por sua textura macia, taninos sedosos. A acidez privilegiada, maturação em carvalho de vários usos, e principalmente equilíbrio entre álcool, extrato e corpo, são diferenciais que importam. Um deles tem um preço acessível e o outro um valor que não cabe em todos os bolsos, mas os indico porque ambos são de alta qualidade, independentemente do seu custo. É isso que se espera de um bom vinho.


 

Minas 2021 é um tinto com a mínima intervenção e que fortalece o percurso de mais de 10 anos da vinícola portuguesa Quinta dos Murças. A vinícola faz parte do grupo Herdade do Esporão, do Alentejo, entretanto a Quinta dos Murças localiza-se na rica região do Douro, onde divide seu prestígio com a Quinta do Crasto, no Douro e no Porto, todas já referendadas nesta coluna.


O vinho Minas 2021 representa uma transição das safras anteriores para um modo de produção totalmente orgânico. Esta safra de 2021 conta também com a mudança de imagem, o rótulo é minimalista, moderno e sóbrio, sendo o espelho da simplicidade e autenticidade da Quinta dos Murças. No contra-rótulo há mais vida com a arte de João Abel Mota, que desenhou a carvão a vinha de Minas.


No Baixo Corgo do Douro o vinhedo de 15 hectares em solo xistoso, está sobre minas de água que refrescam o ambiente, e provém de parcelas plantadas entre 1987 e 2011, com exposição sul e altitude entre 110 e 300 metros, permitem um equilíbrio entre a maior maturação e a frescura tão característica de Murças.


O ano de 2021 foi marcado por um inverno mais quente e seco que o habitual e uma primavera com grandes oscilações de temperatura e precipitação. O início do verão ficou marcado pelas trovoadas e granizo intenso que ocorreram no final de junho e por um mês de julho mais fresco e úmido. Em agosto as temperaturas aumentaram o que acabou por acelerar a maturação. A vindima iniciou-se no dia 2 de setembro, com boa acidez e intensidade.


Minas 2021 DOC Douro Baixo-Corgo, PT é composto das castas autóctones: Touriga Nacional, Touriga Franca, Tinta Francisca, Tinta Roriz e Tinto Cão. Na vinificação a fermentação alcoólica se dá com as leveduras indígenas, sem adições, e o vinho amadurece em cubas de betão (concreto) e em barricas de carvalho francês usado, durante cerca de 9 meses.
Cor: rubi intenso com violáceo. 12,5º GL
Nariz: exuberante e concentrado nos frutos vermelhos e pretos maduros, toques florais e balsâmicos, como a esteva (arbusto aromático resinoso)
Boca: seco, dominado pela frescura e vivacidade, taninos macios e maduros, acidez bem envolvida, longo, persistente e elegante
R$ 160,00 na Qualimpor Importadora do grupo Esporão www.qualimpor.com.br


*castas autóctones são uvas nativas de determinada localidade ou país


 



Purple Angel 2020 é descrito pelos especialistas, como um vinho de outro planeta, um Carménère de respeito. Destaco que o nome “carménère” pode estar relacionado com a palavra “carmine”, dando produção a vinhos encorpados e de cor carregada. Produzido pela chilena Viña Montes, renomada e dedicada à elaboração de vinhos de alta qualidade, recentemente foi reconhecido como um dos 100 melhores vinhos do mundo, neste ano de 2023, pelo respeitado crítico James Suckling. Ele, jornalista formado pela Universidade de Wisconsin (EUA), empreendedor e um dos críticos de vinhos mais influentes, é conhecido por sua abordagem detalhista ao avaliar cada rótulo em sua categoria, considerando sabor, aroma e textura. A preferência de Suckling recai em vinhos vibrantes e intensos, como o Purple. O rótulo conquistou 98 pontos no sistema de pontuação do crítico, que considera uma escala de 100 pontos e que o classifica como um excelente vinho.


Para complementar a Viña Montes, fundada em 1987 pelos entusiastas do vinho Aurelio Montes e Douglas Murray, recebeu o título de terceira melhor vinícola do mundo em 2022 pelo World's Best Vineyards Awards. Além disso, também foi eleita a melhor vinícola da América do Sul, consolidando seu compromisso com a excelência.


Purple Angel 2020, Vale do Colchagua, CL é elaborado a partir de 92% de Carménère e 8% de Petit Verdot nos vinhedos la Finca de Apalta e El Arcángel de Marchigüe, de solos graníticos argilosos. Somente as uvas de madurez excelente são escolhidas e vinificadas. 80% do vinho amadurece 18 meses em barricas de carvalho francês de 1° uso e 20% em barricas de carvalho francês de 2º uso.
Cor: rubi carmim profundo 14,5º GL
Nariz: complexo, frutas negras e azuis como amoras, ameixas e mirtilos, azeitonas pretas, especiarias, chocolate, tabaco.
Boca: seco, muito equilibrado, taninos sedosos, frutado e lácteo, volumoso, carnudo com longa persistência
R$ 1.199,00 na Domno Wines www.famigliavalduga.com.br


O Purple Angel é importado para o Brasil com a curadoria da Domno Wines, do Grupo Famiglia Valduga, que detém todo o portfólio da Viña Montes.


Aproveite as dicas e até a próxima taça!


momentodivino@atribuna.com.br
@claudiaenoamigos



AGENDA


15/12 sexta-feira, às 19hs lançamento do fotolivro “Santos Paladares” de autoria dos jornalistas Fernanda Lopes e Diego Brígido e do fotógrafo Alexsander Ferraz. Será uma noite de autógrafos, na livraria Realejo, Av. Marechal Deodoro, 02 Gonzaga/Santos.


.:: • © Copyright 2007 - 2024, ENOAMIGOS ® • Santos • São Paulo • claudia@enoamigos.com.br • http://www.enoamigos.com.br .::
.:: • PORTALWEB 6.0 ® • WCMS Web Content Management Systems • Development for Santos Digital ™ Global Strategy